sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O que é comportamento?

Muitas pessoas dizem, o Behaviorismo é reducionista, só estuda o comportamento, e ignora emoção, sentimento, pensamento, etc.

Existe muito mais que comportamento, etc e tal.


Mas a questão é o que essas pessoas chamam de comportamento é o mesmo que o behaviorista (radical) chama?

Para as pessoas em geral, e outras teorias psicológicas, comportamento é apenas o movimento mecânico de um organismo "o que ele faz".


Descartes disse: "Cogito ergo sun" penso logo sou (existo), penso logo faço - ele atribuiu a ação mecanica uma causa interna o pensar, dizendo que o pensar não era uma ação da mesma substancia que o simples andar por exemplo.






Comportamento na cultura em geral virou apenas um "sintoma" uma expressão de algo interno ao sujeito chamado "mente", "cognição" etc.


O behaviorista radical quando diz comportamento está se referindo a outra coisa (que não é coisa, mas sim processo..hehe).


Comportamento para nós implica sempre na relação do organismo com o ambiente. Isso inclui desde se movimentar, estudar, resolver um problemas, pesar, lembrar, sentir, etc. Ou seja tudo o que fazemos é comportamento.



A resposta que é o que o organismo está a fazer e uma alteração ambiental que pode ter acontecido antes (estimulo discriminativo ou contexto) ou depois (Conseqüências).


O simples fazer “Resposta” não pode ser estudado, pois não acontece no vácuo, nem é tão pouco possível estudar o que acontece “Estimulo” independente do responder.


Importante:


A ciência do comportamento é a ciência de relações entre estímulos e respostas e ou entre contexto – responder – conseqüências.

Comportamento para o Behaviorista Radical é SINONIMO DE RELAÇÃO.

Ao contrário de Descartes, não diferenciamos pensar de fazer como substancias distintas. Pensar é fazer, é relação com o mundo, portanto pensar, sentir, etc. São comportamentos.




No próximo post falarei sobre o nosso método de estudar e entender o comportamento chamado Análise Funcional

Nenhum comentário:

Postar um comentário