quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Um pálido ponto azul

Esse é um video do grande, se não, maior divulgador da ciencia de todos os tempos, Carl Sagan.




Aproveitem a viajem!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Distorções Cognitivas ou Falhas no Atentar?

Você sabe o que é distorção cognitiva?


Em Psicologia, costuma-se dizer que quando uma pessoa descreve a “realidade” de forma não correspondente a mesma, que ela tem uma distorção cognitiva. Uma falha no processamento “perceptivo”.

Dentre as distorções mais comuns encontram-se:

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O tamanho de nossa arrogância. (humanos)

Vídeo bem legal ilustra a visão de homem e universo vem sendo desenvolvida pela ciência.
Um chute em nossa arrogância, em nosso "antropocentrismo - xenofóbico".

 




Quanto mais a ciência avançar, acredito que mais e mais descobriremos nosso real papel no cosmos, ou seja, não como donos dele, ou criações especiais de algum ser "divino", mas algo complexo que surgiu de processos naturais relativamente simples, até o ponto de conseguirmos relatar e explicar nossa própria origem.

Como diria Carl Sagan, o homem é a maneira de o universo ter consciência de si próprio.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ABPMC XIX

Amanhã irei ao 19º congresso da ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental).
O maior congresso de Análise do Comportamento da América Latina!
Quando voltar irei contar como foi.








Até lá!.

Site da ABPMC

http://www.abpmc.org.br/

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Pote de chá chinês em órbita do Sol

Pode essa crítica feita por Bertrand Russel, filósofo importante do seculo XX ser aplicada tambem a Psicologia para seus mecanismos psiquicos/cognitivos?




"Muitos indivíduos ortodoxos dão a entender que é papel dos céticos refutar os dogmas apresentados – em vez de os dogmáticos terem de prová-los. Essa idéia, obviamente, é um erro. De minha parte, poderia sugerir que entre a Terra e Marte há um pote de chá chinês girando em torno do Sol em uma órbita elíptica, e ninguém seria capaz de refutar minha asserção, tendo em vista que teria o cuidado de acrescentar que o pote de chá é pequeno demais para ser observado mesmo pelos nossos telescópios mais poderosos. Mas se afirmasse que, devido à minha asserção não poder ser refutada, seria uma presunção intolerável da razão humana duvidar dela, com razão pensariam que estou falando uma tolice. Entretanto, se a existência de tal pote de chá fosse afirmada em livros antigos, ensinada como a verdade sagrada todo domingo e instilada nas mentes das crianças na escola, a hesitação de crer em sua existência seria sinal de excentricidade".

Bertrand Russel, "Existe um Deus?" Retirado do Web Site: http://ateus.net/ebooks/acervo/existe_um_deus.pdf

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O que é comportamento?

Muitas pessoas dizem, o Behaviorismo é reducionista, só estuda o comportamento, e ignora emoção, sentimento, pensamento, etc.

Existe muito mais que comportamento, etc e tal.


Mas a questão é o que essas pessoas chamam de comportamento é o mesmo que o behaviorista (radical) chama?

Para as pessoas em geral, e outras teorias psicológicas, comportamento é apenas o movimento mecânico de um organismo "o que ele faz".


Descartes disse: "Cogito ergo sun" penso logo sou (existo), penso logo faço - ele atribuiu a ação mecanica uma causa interna o pensar, dizendo que o pensar não era uma ação da mesma substancia que o simples andar por exemplo.


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Porque sou behaviorista radical?


Skinner em seu laboratório 


Vou enumerar aqui algumas variaveis que me fizeram gostar e estudar a analise do comportamento e o behaviorismo radical.

Bem vindo a análise funcional

Oi pessoal, meu nome é Marcos sou graduando em Psicologia e apaixonado pela Análise do Comportamento e a filosofia que embasa essa ciencia natural o Behaviorismo Radical.
Me interesso tambem por filosofia, história, tecnologia, atualidades, politica, ceticismo, ciencias, dentre outros assuntos e quero fazer deste lugar um espaço para discussões para esse tipo de tema.

Sejam bem vindos ao Análise Funcional!!!