sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Agencias de Controle, Mídia e o Laptop da Xuxa

Recebi um e-mail denunciando o que acho um abuso, que é a propaganda infantil, e resolvi fazer minhas considerações aqui, além de comentar o conceito de Agencia de Controle citado por Skinner no livro Ciência e Comportamento Humano (1953).

Agencias de controle, são "entidades" que controlam o comportamento de grupos humanos, controlando o contexto desses grupos, e impondo regras e modelos para serem seguidos por esse grupo de forma a garantir  que a agencia sobreviva, se mantenha e cresça. 

Dentre os exemplos de agencias de controle estão: o Estado que controla o comportamento dos grupos através de leis, impostos, campanhas, loterias, etc., a Economia que controla o comportamento dos grupos através de salários, lucros, ameaça de demissão, etc., a Escola que controla o comportamento de grupos através de economia de notas, elogios, etc, a Psicoterapia que controla o comportamento de pacientes/clientes através de reforçadores secundários como atenção, audição não punitiva, e a Mídia que focaremos aqui que principalmente controla através de modelos a serem seguidos. 


Veja o seguinte comercial



A apresentadora está num primeiro momento brincando com as crianças de desenhar/colorir, mas num segundo momento propõem a menina que lhe mostra um desenho algo "muito mais divertido".

Veja que mesmo que se referindo ao pote de ouro, no texto literal a relação de superioridade entre o que está por vir é feita com o desenhar e não com o pote de ouro (que é mencionado bem rápido no fim da frase).

De forma esquemática:

(Alguma coisa, no fim do arco-íris) - (é mais divertido que) - (Pote de Ouro)
                        
                                                                                               (Desenhar)

Logo em seguida depois de vários efeitos especiais que levam a criança até o "céu" que em nossa cultura é equivalente a um lugar muito, muito reforçador a Xuxa apresenta o seu Laptop, dizendo ser uma coisa muito necessária, educativa, etc...

Veja bem, as crianças na primeira infância geralmente brincam e se divertem muito desenhando. Ou seja, o desenhar já é algo muito reforçador para elas. Quando a relação de equivalência acima é feita emparelhando, Laptop da Xuxa com desenhar, e pior que isso, melhor que desenhar, a criança ficará privada daquele estimulo novo, cada minuto sem ele será aversivo, e a probabilidade de comportamentos para obterem o Laptop aumentarão em intensidade e frequência.

É quando a criança pede para os pais, chora, implora, etc...

Quando os pais comprarem o Laptop para a criança estarão reforçando a agencia controladora Mídia que fez a propaganda, e a empresa que a financiou, e dando o presente para a criança estarão reforçando varias classes de comportamentos que juntos formam o que chamamos de consumismo.

Dentre elas a relação de equivalencia: Laptop é melhor que desenhar, Brincar com Brinquedos da TV é mais divertido que brincadeiras tradicionais, Coisas compradas são melhores que coisas que se tem, Sempre que eu quiser poderei ter, etc...

A gravidade da situação vai depender de quanto isso vai se repetir, e outras classes de comportamentos nocivos vão ser adquiridos nestas relações também.

E a Agencia Controladora Mídia ficará mais forte, e fará cada vez mais comerciais e será procurada por mais e mais empresas que desejam ter seus produtos no mercado.

Sem querer ser Radical, (hehe..) mas já sendo, desliguem seus aparelhos de televisão, principalmente para crianças pequenas (até 6 anos), ou de preferência, coloquem elas para assistirem canais educativos, DVDs, etc.

A TV Cultura é um exemplo de canal ótimo para crianças assistirem, pelo conteúdo educativo de sua programação e pela ética na propaganda, (nunca vi propagando infantil absurda como a da XUXA na Cultura.

3 comentários:

  1. Meu caro Marcos,
    Talvez devamos propor desligar a TV não diante das crianças com idade igual ou inferior de seis anos, e sim dos pais destas crianças. Em si, o LAP TOP DA XUXA não é um reforçador natural, como você bem sabe. Então, quem o torna condicionado?
    A ação da mídia, enquanto agência de controle, deve ser buscada primeiramente na ontogênese e sociogênese dos adultos em suas relações com o fetiche da mercadoria.
    Para fetichismo da mercadoria:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fetichismo_da_mercadoria
    Mas não pare por aqui e leia o Seção IV do Capítulo I de O Capital em:
    http://www.marxists.org/portugues/marx/1867/ocapital-v1/index.htm
    Grande abraço,
    Paulo Gurgel

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  2. OI MARCOS,

    ADOREI SUA ANÁLISE SOBRE O COMERCIAL DO LAPTOP DA XUXA.
    REALMENTE O PROGRAMA DA TV CULTURA (MUNDO DE BECKMAN), É SUPER INFORMATIVO E CHAMA ATENÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS...

    GRAZY
    PrazereOrgasmo.blogspot.com

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  3. Oi Graziella, obrigado.

    Foi um prazer recebe-la.

    Volte sempre!

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