quarta-feira, 30 de março de 2011

Uma aula sobre comportamento operante com o próprio B.F. Skinner

Vídeo raro de entrevista com Skinner, em que ele fala sobre esquemas de reforçamento e relações de trabalho (Dublado e Raro).



O interessante é que fica subentendida uma crítica ao sistema vigente, que a entrevistadora faz de tudo para desviar para o "Como controlar melhor os empregados e ter mais lucros", Skinner o tempo todo crítica esse modelo.

Muito legal Skinner!
Uma aula de Behaviorismo.

Série "Os Behaviorismos" (2): O Behaviorismo de John B. Watson

Watson é considerado por muito o pai do behaviorismo, e é dele a origem de termo “comportamentismo”, que ele define e expõem em seu artigo lendário chamado a Psicologia como o Behaviorista a Vê.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Os mítos de Ícaro, Lúcifer e a Maçã, o domínio dos sacerdotes contra a ciência.

Para quem acompanha o meu blog, deve estar se perguntando, mas que diabos o Marcos que dizer com esses mitos, e o que isso tem a ver com a ciência de uma forma geral. E eu respondo tudo.
Para quem já estudou mitologia, o Mito de Ícaro deve ser já bem conhecido, mas para quem não o estudou vou fazer um breve resumo:




domingo, 27 de março de 2011

Crítica ao conceito de Inteligência (Fator g)

Este texto é uma crítica ao conceito de  inteligência conforme a crítica ao conceito de mente e a  proposta de inclusão do behaviorismo radical na disciplina filosófica denominada filosofia da mente segundo o trabalho de Lopes & Abib (2003). No trabalho referido os autores sintetizam a critica ao conceito de mente que Ryle faz com as criticas ao mentalismo feitas por Skinner. Segundo Abib & Lopes (2003), o argumento de Ryle se inicia com a teoria das categorias de Aristóteles, que dividem o "ser" ontológico em categorias necessárias, dentre elas a substancia, a qualidade e a relação.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Protesto contra a condenação da Uol para a retirada do Faith Fighter do Ar

Nós da comunidade livres pensadores somos contra essa decisão, pois trata-se de uma forma de censura velada.

Em protesto estamos disponibilizando nos blogs associados o link do Jogo para que todos possam aproveitar e se divertir!




Mais Jogos Online no Jogalo - Jogos de Luta

E os links pra download:
Pra Windows: http://www.molleindustria.org/files/faithfighter.zip
Pra Mac: http://www.molleindustria.org/files/faithfighter.hqx

sexta-feira, 18 de março de 2011

Um pouco sobre o método construtivista

Ontem na aula de Psicologia e Práticas Educacionais, a professora ensinou alguns métodos adotados por professores que se denominam construtivistas, embasados pela teoria de Jean Piaget.

Achei muito interessante e gostaria de fazer uma releitura comportamental destes métodos.

Segundo a  teoria de Jean Piaget, o conhecimento é construído pelo organismo em interação com seu meio ambiente por meio dos processos de DESEQUILIBRIO  (problemas que acontecem quando o organismo se relaciona com seu meio que não tem uma "solução"), ADAPTAÇÃO (ou o responder deste organismo visando a solução deste problema sempre baseado em estruturas anteriores) EQUILIBRAÇÃO (em que o problema resolvido e o todo o responder aberto e encoberto tornam-se uma estrutura) que servirá de base para novas desequilibrações). Dessa forma o conhecimento vai sendo construido em um processo sem fim, em que o organismo é ativo e não passivo a inputs ou outputs do ambiente.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Entrevista: Dra Kátia Perez Ramos


Aqui publico uma entrevista com Katia Perez Ramos, psicóloga clínica de orientação analítico-comportamental, e que foi minha professora nos componentes curriculares Análise do Comportamento e Medidas em Psicologia em meu curso de graduação em Psicologia na Faculdade de Jaguariúna.

ACESSO AO LATTES: http://lattes.cnpq.br/4718543803477735